As mensagens que os sonhos transmitem

Os sonhos na antiguidade

Nas sociedades primitivas os sonhos eram tão importantes que a primeira atividade do dia era partilhá-los coletivamente e descobrir neles mensagens e sinais significativos.

Há milhares de anos, as pessoas acreditavam que os sonhos eram induzidos por seres sobrenaturais e continham mensagens para o futuro. A Bíblia fala de muitos sonhos proféticos. Os egípcios, gregos e romanos também pensavam que os sonhos eram inspirados por deuses e tentavam interpretar as suas mensagens.

Por exemplo, os egípcios escreveram um dos mais antigos pergaminhos sobre o significado dos sonhos. Os egípcios usavam um sistema de interpretação de sonhos deslocado e oposto ao significado literal, ou seja, quando se sonhava com alguma coisa agradável, significava que algo de negativo iria acontecer ao longo do dia.

Tudo pode acontecer num sonho

Nos sonhos temos oportunidade de viver histórias fantásticas, partes não experimentadas de nós mesmos. É possível realizar fantasias e desejos reprimidos, experimentar situações que nos deixam em pânico. Podemos estar a ser ameaçados, em termos físicos ou emocionais, podemos ser vencedores ou perdedores, podemos gerar a vida ou sentir a proximidade da morte, e tudo isso com bastante realismo. As reações e alterações físicas que se manifestam durante um sonho não deixam dúvidas. Em muitos sonhos, os batimentos cardíacos e a frequência respiratória aumentam e acordamos no meio de um autêntico transtorno emocional.

sonhos premonitórios

A interpretação dos sonhos

Como os sonhos são um dos meios seguros para aceder a partes significativas, mas ocultas, de nós próprios, eles podem ser importantes para ajudar a encontrar respostas para questões como:
“Qual é o significado do que está a acontecer na minha vida?” “Como posso resolver este problema no trabalho?” “O que se passa com todos os meus relacionamentos?” O que muitas pessoas não percebem é que talvez já tenhamos respostas a essas perguntas há muito tempo, simplesmente essas respostas estão submersas no fundo do nosso subconsciente.
encontro espiritual

A interpretação do sonho que tiveste

Os sonhos são uma porta aberta para o nosso subconsciente e para territórios desconhecidos. Muito importantes para nos decifrarmos a nós próprios e para o nosso crescimento e evolução. Mas como interpretar corretamente um sonho?

Ao interpretar um sonho deve-se ter cuidado em não assumir literalmente as imagens desse sonho. São frequentes fenómenos de deslocações e as personagens reais que habitam os nossos sonhos, muitas vezes, aparecem disfarçadas de outras pessoas ou camufladas.

A emoção que sentimos ao evocar um sonho é fundamental para a abertura de um canal de Luz que nos ajude a interpretar a mensagem. Vou-me referir a um método para interpretar sonhos que, obriga a 5 minutos de trabalho, mas vale a pena para aqueles sonhos que nos marcam interiormente. Eu próprio lhe chamei método TASQ:

T – Título: Em 2 ou 3 palavras, que título é que darias ao teu sonho?

A – Ação: Numa ou duas linhas, descreve o que aconteceu no teu sonho. Tenta recordar imagens, cores, sombras, frases, tons de voz, sons.

S – Sentimentos: Que emoções e sentimentos é que este sonho provocou em ti, quer durante o sonho, quer depois de acordares? Ansiedade, medo, tristeza? Confiança, segurança, felicidade? O que é que te marcou neste sonho?

Q – Questões: Este sonho desencadeia perguntas ou reflexões sobre a tua vida? Terá a ver com padrões de pensamentos ou comportamentos com que habitualmente te debates? Estas perguntas e questões podem ser úteis para, mais tarde, partilhares com uma pessoa amiga da tua confiança.

Esqueço tudo o que sonhei

A forma mais simples de não esquecer um sonho é ter por perto um bloco de apontamentos e um lápis para registar as palavras mais significativas, sem que isso se torne numa obsessão ou perturbe a continuidade do sono. Esse pequeno apontamento será suficiente para, na manhã seguinte, evocar o sonho com os pormenores principais.

Comunica-nos o teu sonho e enviaremos o significado

Podes, também, partilhar o teu sonho, uma visão, um pesadelo ou outro fenómeno que tiveste. Daremos, para o email que indicares, algum apoio na sua interpretação. Preenche e envia o formulário de contacto.

Veja também

Terapias SER – Sistema de Energias Reflexivas

Vidas passadas e regressão terapêutica


Comunica-nos o sonho ou visão que tiveste

Escreva estes três algarismos: 242


BLOG

avatar
   L. Souza
   07-03-2017

Eu tive um sonho muito estranho: vários leões devorando crianças na saída da escola. O que é que isto significa?

De facto um quadro aterrador.A fragilidade humana está muitas vezes presente nos nossos sonhos, especialmente a fragilidade dos que têm mais dificuldade em se defender, Simbolicamente, os leões representam a exposição a vários perigos ou a comportamentos arriscados. Existem aqui perceções profundas, medos e receios que podem estar a condicionar o presente e que deverão ser explorados.

avatar
  Míriam
  23-12-2017

Eu sonhei com um rapaz sentado ao meu lado na cama. Acordei assustada e perguntei “o que vc esta fazendo aqui dentro do meu quarto?” Ele tinha um sorriso suave e estava de camiseta vermelha e shorts. Era escuro, mas o rosto tinha um pouco de luz. E perguntei “o que está fazendo com meu celular?” . Ele perguntou “gosta dessa banda?”, disse “sim” e ele sorriu e disse “eu também”. Me assustei e acordei.

Um sonho curioso com objetos e músicas que fazem parte do nosso dia-a-dia. No entanto, neste sonho o tal rapaz assume o papel central deste sonho que embora não seja uma presença ameaçadora, é uma pessoa que a surpreendeu e até assustou. A forma como a Miriam descreve este rapaz e as emoções associadas podem revelar algo ou sentimentos ambivalentes que a Miriam está a enfrentar e tem dificuldade em expressar ou reconhecer de forma consciente.

avatar
  Luciana
  16-01-2018

Essa noite tive um sonho muito estranho. Estava andando num lugar muito bonito. Então uma pessoa me puxou. e pediu para eu desenterrar uns corpos:  um era de uma mulher, mas não cheguei a ver. O corpo estava enrolado num pano de cor bege e outro era de um homem que estava num caixão de madeira. Essa mulher que estava comigo procurava algo. Mas não me disse o que procurava e então eu achei uma foto 3×4 de um homem de bigode. Ela pegou a foto e se foi. Não vi os rostos dele ou o corpo. Depois entrei numa casa e apareceu uma menina muito linda e um homem muito bonito. Parecia que me conheciam e conheciam bem. Falava em italiano meio brasileiro e ele só dizia que do lado de fora estava em guerra mas que ali eu estava segura. Os corpos estavam num cemitério pequeno, a terra era fofa e fácil de mexer e era a noite, quase para o amanhecer do dia.

De facto, um sonho recheado de pormenores que quase poderia ter saído de um filme de terror. Neste sonho sobressaem  as cores da noite, os segredos, a intriga, o insólito, os perigos potenciais que “o outro lado da noite” acarreta, a guerra, perigos eminentes mas, e em paralelo, há uma consciência de um outro “mundo” onde o “mal” não é assim tão ameaçador, onde podem haver surpresas positivas, onde ainda existe beleza, onde a terra é “fofa” e onde o sol ainda nasce em cada manhã.  Um belo sonho para explorar num outro contexto…

avatar
  Edite
  30-06-2018

Sonhei que recebi uma mensagem com um ponto final. Depois havia uma velha com robe cor de rosa deitada numa pedra e estavam lá muitas pessoas.