Chakras e Equilíbrio Pessoal

Se queres entender os segredos do Universo,
pensa em termos de energia, frequência e vibração.
Nicola Tesla

espiral

Mal-estares, bloqueio e desequilíbrios

Chakras são centros de energia subtil e fazem parte da nossa estrutura energética. Não é de surpreender que inexplicáveis mal-estares, sensações de desgaste ou cansaço súbito, sem uma justificação aparente, se fiquem a dever a um deficiente funcionamento desses centros de energia. Por causas diversas, os chakras podem entrar numa fase de bloqueio e, progressivamente, originar desequilíbrios na saúde e bem-estar.

Listamos aqui os sintomas tradicionais associados ao bloqueio, pouca atividade ou hiperatividade dos 7 mais importantes pólos transformadores da energia cósmica em energia biológica, que afetam o funcionamento das glândulas e do sistema nervoso.

mapa dos chakras principais

1º. CHAKRA: BASE OU DA RAIZ

bloqueio do chakra da bases ou raiz

Os sinais de bloqueio deste chakra traduzem-se, ao nível físico, por tendência para a depressão, fadiga frequente e mau funcionamento dos intestinos (geralmente prisão de ventre). Ao nível emocional são sensações frequentes de insegurança, sentimentos de infelicidade, dificuldades em gerir o tempo e passar à ação. Por vezes, também existe a tendência para acumular coisas antigas.

2º. CHAKRA: SEXUAL OU DO SACRO

bloqueio do chakra sexual

Quando em desequilíbrio, predispõe para problemas na ereção, infertilidade, infeções urinárias e problemas durante a menstruação. Ao nível emocional: falta de alegria de viver, problemas recorrentes nos relacionamentos, baixa autoestima

3º. CHAKRA: UMBILICAL OU DO PLEXO SOLAR

BLOQUEIO DO CHAKRA UMBILICAL OU DO PLEXO SOLAR

Quando bloqueado, neste chakra ficam retidas emoções densas como a raiva, a mágoa, o medo, a tristeza, a angústia, o rancor, a ansiedade. Este bloqueio é precipitado por questões e problemas  do dia-a-dia que a pessoa se sente incapaz de resolver.

O desequilíbrio do chakra umbilical pode implicar más digestões, enjoos, dores na zona do estômago e diabetes. Ao nível emocional, pode acentuar vulnerabilidades, sentir-se “uma pessoa sem valor“, com baixa auto-estima, facilmente irritável e nervosa.

4º. CHAKRA: CORAÇÃO

BLOQUEIO DO CHAKRA DO CORAÇÃO

Quando existe um bloqueio, a pessoa não é capaz de amar outra pessoa e, ainda mais grave, não consegue amar-se a si própria. Experiências negativas do passado podem ter originado uma desarmonia profunda. Sinais como depressão, vazio, sem vontade de mostrar empatia , medo de intimidades e, em casos extremos, “sem vontade de viver“, apontam para este desequilíbrio. Em termos físicos, é normal aparecem pontadas dolorosas no peito e o sistema imunitário ficar debilitado, o que poderá expor a desvios na proliferação celular.

5º. CHAKRA: LARÍNGEO OU DA GARGANTA

BLOQUEIO DO CHAKRA LARÍNGEO OU DA GARGANTA

Quando em desequilíbrio, cria um reflexo negativo nos órgãos vizinhos: dor de garganta, herpes, sensibilidade de dentes ou gengivas e ser um fator que agrava o hiper ou hipotiroidismo, nomeadamente nas doenças auto-imunes. Uma pessoa com dificuldades em expressar o que sente, que “aguenta tudo calada”, está com problemas no chakra da garganta.

6º. CHAKRA: FRONTAL OU DO 3º OLHO

BLOQUEIO DO CHAKRA FRONTAL OU 3º OLHO

Quando em desequilíbrio, favorece o aparecimento de pensamentos agitados, ideias que se acumulam e não são colocadas em prática, desorganização, tristeza e falta de concentração. Fisicamente, existe uma sensação de fragilidade e tendência para sofrer de sinusite, que é a somatização dessa congestão mental. Em casos extremos podem-se agravar tendências para ataques de pânico e dores de cabeça crónica.

7º. CHAKRA: COROA

BLOQUEIO DO CHAKRA DA COROA

Quando em desequilíbrio, predispõe ao desenvolvimento de fobias, problemas neurológicos, depressão, problemas no sono, dificuldades em meditar.


Saiba mais

Funções dos Chakras

Terapia de Equilíbrio e Alinhamento dos Centros Energéticos