A magia das árvores

A Natureza constitui um dos espaços mais sagrados de que dispomos, em termos de envolvimento e equilíbrio energético. Seja qual for a época do ano, a Natureza tem uma face, uma estação, um momento, uma mensagem, que pode ser extraordinariamente marcante para nós.  Muitos dos problemas dos seres humanos que habitam cidades condensadas desapareceriam com passeios regulares pela Natureza.

As árvores sempre foram um símbolo de força e de verticalidade na Terra. O seu crescimento e maturidade acompanham o desenvolvimento do nosso corpo e da nossa consciência. O contacto intencional com uma árvore corresponde ao contacto com a nossa energia primitiva e comunica-nos uma sensação de equilíbrio e purificação sanadora.

Antigamente, havia a crença de que cada árvore tinha um espírito próprio com uma energia especial que harmonizava tudo à sua volta. Abraçar uma árvore e permanecer alguns momentos em silêncio, de olhos fechados, é um caminho de conexão com o Universo, enche-nos de paz e de Luz.

abraçar uma árvore

Livros de sabedoria milenar ligados ao Taoismo dizem-nos que quase todas as partes das árvores eram usadas em vários tratamentos para curar os seres vivos. As árvores grandes eram as que tinham mais energia e, entre as mais poderosas, as que crescem perto de águas correntes.

As propriedades energéticas das várias espécies de árvores são descritas em muitos escritos metafísicos. Como sugestão de abraço a uma árvore, ficam aqui algumas das propriedades de árvores que nos são muito familiares

pinheiro

Pinheiro – Os pinheiros irradiam energia, equilibram o corpo e a alma, fortalecem o sistema nervoso e contribuem para prolongar a vida. Também nos ensinam a criar relações equilibradas com os outros. Na literatura e poesia, são consideradas árvores imortais. São as árvores de eleição para uma conexão com as fontes energéticas do Universo.

carvalho

Carvalho – Segundo os celtas, havia uma relação entre esta árvore a o poder, a autoestima e a sobrevivência.

oliveira

Oliveira – Há uma simbologia espiritual muito interessante em relação à oliveira: ela leva cerca de 15 anos para chegar à maturidade e frutificar, mas, a partir daí, pode dar frutos por muitos séculos seguidos. Esta árvore está associada a uma vida longa, à perseverança e à fidelidade.

plátano

Plátano –  É uma árvore que pode atingir mais de 30 metros de altura. Associada à realização das nossas metas e sonhos.

eucalipto

Eucalipto – Ajuda a “respirar”, a dissipar sentimentos negativos associados a situações do passado e a “recarregar as baterias” com energia vital.


arvore dríade
Nas profundezas de uma floresta encantada, um dos segredos mais bem guardados da natureza é revelado. Enquanto o sol ilumina a clareira frondosa, dois corações unem-se num abraço mágico. O poderoso espírito da árvore atrai o seu amante dríade para os seus braços… – Josephine Wall