Carta do Dia

tarot nove espadas

19-08-2019   –  Nove de Espadas

A carta de hoje sugere um tópico sobre o qual vale a pena refletir. A imagem da carta mostra alguém que tem dificuldade em dormir, assaltado por pensamentos sombrios e sentimentos perturbadores. Está em causa uma preocupação excessiva com uma situação e os seus pensamentos negativos estão a destruir a sua paz e tranquilidade. Quanto mais se identificar com os seus medos, sejam eles quais forem, mais eles conseguirão dominar a sua vida, ao originar padrões persistentes de “stress” e ansiedade. Quando qualquer coisa não funciona ou não corre como gostaria, começa imediatamente a ficar preocupado e ansioso. Isso pode desencadear um ciclo negativo em que um pensamento amedrontador leva a outro, a outro e a outro, até que todos eles o dominem. Assim como as nove espadas estão empilhadas umas sobre as outras na parede, o mesmo acontece com os seus pensamentos negativos. É claro que isto não acontece sempre nem por acaso. Há fases de vida em que este padrão se torna mais evidente, a mostrar que há feridas do passado ou fragilidades espirituais que necessitam de atenção.

Cuidado, porque o medo e a preocupação do Nove de Espadas podem vir a tornar-se uma profecia auto-realizável. À medida que vai ficando obcecado com o que pode vir a dar errado, o mais provável é que comece a construir e a manifestar o seu pior cenário porque, sem querer, está a agir da maneira que está a ser sustentada pelos seus pensamentos negativos. Por exemplo, pode ficar preocupado com a possibilidade da sua companheira o estar a trair, mesmo que não tenha encontrado sinais de infidelidade. Quanto mais enfatiza esse quadro, mais a sua permanente ansiedade vai sendo notada pela sua companheira, e esses sinais vão gerando afastamento, até que um dia ela sente-se tão desconectada de si que inicia um novo relacionamento com outra pessoa. Sempre que está a repetir pensamentos negativos na sua mente, corre o risco de os vir a concretizar na sua vida. Então, o Nove de Espadas faz-lhe um pedido sério e solene: quebre, desde já, esse ciclo. Todas as vezes que uma emoção negativa surge, substitua-a por uma positiva.

O Nove de Espadas lembra-lhe que a maior parte do medo e preocupação que está a experimentar está na sua cabeça e não é, necessariamente, um reflexo exato do que está a acontecer. É evidente que, por vezes até existe qualquer coisa, mas numa escala tão reduzida que nem vale a pena dar importância. Porque, se começar a alimentar, pensando demais, vai criar obsessões, podendo vir a provocar uma tempestade com aquilo que era apenas uma pequena e temporária “variação no estado do tempo”.

Se esta mensagem faz eco dentro de si, talvez seja o momento de examinar a situação numa nova perspetiva. Em vez de procurar evidências do que está errado, coloque a sua atenção no que está certo. Respire fundo e perceba que a vida não é tão terrível quanto parece e perceba que quanto mais se preocupa, mais mal está a fazer a si próprio.

Por vezes, esta carta também aparece em fases em que está na hora de pedir ajuda. Nem sempre conseguirá fazer isto sozinho – peça o apoio de outras pessoas para o ajudar a superar e a libertar esse período sombrio da sua vida. Inclusive, pode e deve pedir ajuda a alguém qualificado. Vale a pena investir na sua existência.

 Bom dia!

Leia mais sobre
Consulta de Tarot