Ser feliz

A felicidade é uma forma de estar, um estado de alma.
E o mais importante, não precisamos de fazer grandes mudanças…
Podemos encontrar sentimentos de felicidade precisamente agora.

Quando estamos no meio de situações complicadas da vida, é o momento em que sentimos mais a necessidade de estar num local tranquilo onde podemos  experimentar a felicidade. Todos queremos ser felizes. Embora possa parecer que a felicidade está garantida através de coisas como um emprego melhor, um melhor relacionamento ou uma casa melhor, a felicidade que vem com essas aquisições pode ser fugaz.

A felicidade é, acima de tudo, uma forma de estar, um estado de alma. E o mais importante, não precisamos de fazer grandes mudanças para nos sentirmos mais felizes. Podemos encontrar sentimentos de felicidade precisamente agora. Aqui estão algumas estratégias rápidas, uma espécie de “atalhos” para a felicidade.

Escutar boa música

A música é conhecida por ter a capacidade de alterar o humor, o que a torna um excelente pacificador. Na verdade, a música tem sido utilizada terapeuticamente em hospitais para tratamento da dor e bem-estar emocional. A música pode desencadear momentos de felicidade, especialmente certos tipos de música, música fresca, bem disposta, alegre, música associada a certos momentos que se experimentaram, enfim, a “sua” música.

ser feliz

 

Incluir o riso

A frase: “Rir é o melhor remédio,” tornou-se um cliché porque é mesmo verdade. Nós sabemos que o riso tem benefícios muito além do humor. O riso pode realmente aumentar a imunidade e prolongar a vida. Existem maneiras rápidas para se divertir mais e obter mais risadas na sua vida (as piadas de bom gosto funcionam bem), mas manter um fino e criativo senso de humor sobre a vida, pode trazer felicidade contínua, bem como menos stress.

Mudar a perspetiva

Muitas vezes, a tua satisfação com a vida está ligada ao teu quadro de referência e às comparações que fazes. Gasta o teu tempo cuidar de ti, a usufruir quem és e o que possuis, em vez de ficares a ruminar o que poderias fazer se fosses o “outro”.  Já reparaste bem nas potencialidades que possuis? Em vez de olhar para o que não tens, deixa-te encantar por tudo o que tens e por tudo aquilo que a vida te permite fazer.

Fazer uma boa ação

Ajudar os outros é uma das melhores formas de elevar os teus níveis de bem-estar emocional. Quando se faz algo de bom para alguém, o teu foco fica longe de ti mesmo e dos teus próprios problemas. Um simples sorriso, uma palavra amável, um gesto de simpatia, um pequeno favor, podem ser o suficiente para “teres ganho o teu dia” e para teres feito uma outra alma mais feliz. Tudo o que se semeia colhe-se, semeia sementes de felicidade e vais ver que vale a pena.

 Experimenta a meditação

A meditação pode parecer mais uma técnica de gestão do stress do que uma forma de aumentar a felicidade. No entanto, a meditação traz serenidade, a serenidade que, por vezes, precisamos para apreciar a vida. É por isso que a meditação também é conhecida por ser uma excelente ferramenta para se viver feliz. Há diferentes técnicas de meditação e poderás conhecer qual a forma mais adequada e que funciona melhor contigo.

Começa logo pela manhã

Logo que acordes, decide que naquele dia vais ser mais feliz. Pensa em algo que te pode trazer mais satisfação e tenta fazer isso. Mostra a ti mesmo que hoje vais acreditar em ti, que tens atitude e força para fazer a diferença. Podes ser feliz agora , simplesmente escolhendo-te a ti próprio como a pessoa que precisa de sorrir!

Quais são as tuas melhores estratégias de felicidade? Compartilha as tuas ideias. Usa este formulário.

Escreva estes três algarismos: 141