Sonhos lúcidos

 

O que é um sonho lúcido? Explicar o que é um sonho lúcido é simples mas, ao mesmo tempo, misterioso. Um sonho lúcido é aquele em que se tem consciência de que se está a sonhar. A maior parte das pessoas acorda no meio de um sonho e, automaticamente, ao ficar consciente, o sonho termina. Mas há pessoas  que conseguem ter sonhos lúcidos com bastante frequência e, até conseguem prolongar um sonho, estando já num estado próximo do consciente. Isso significa ser capaz de alcançar um estado meio desperto, meio onírico, enquanto se está a vivenciar um sonho.

Os sonhos lúcidos podem ser identificados como um estado especial de consciência

De acordo com a autora do livro Consciousness: A Very Short Introduction, Susan Blackmore, os sonhos lúcidos podem corresponder a um estado de consciência diferente. Ela afirma que o estado de “sonho lúcido” é semelhante à alteração de consciência que se verifica em experiências como a meditação e a projeção astral.

Melhorar a capacidade de ter sonhos lúcidos

Para ir adquirindo a habilidade de sonhar e ter consciência do que se está a sonhar, o primeiro passo é ir anotando os seus sonhos. Porque é que isso acontece, ainda não está bem claro, mas funciona. À medida que cria o hábito de escrever os seus sonhos, vai conseguindo ficar cada vez mais consciente durante os seus sonhos.

Também há experiências científicas que relacionam o consumo de vitamina B6 com a facilidade de ter sonhos lúcidos. Convém referir que, no capítulo das vitaminas, é de bom senso não exceder os valores diários recomendados, além de que as melhores fontes de vitaminas são os alimentos naturais. No que respeita à vitamina B6, os alimentos mais ricos são, por exemplo: batata, banana, pão, arroz integral, nozes, gérmen de trigo, abacate, gema de ovo, leite e aveia.

Benefícios dos sonhos lúcidos

  • Melhorar a criatividade e a resolução de problemas

Muitas pessoas conseguiram resolver problemas da vida real através dos seus sonhos. Exemplos típicos relacionam-se com objetos perdidos cuja localização é mostrada em sonho. Outros exemplos referem-se aos sonhos lúcidos como fontes de inspiração para cientistas, artistas, escritores, músicos, pintores, por exemplo.

  • Melhorar a autoconfiança

Um sonho lúcido pode ser um excelente cenário para ensaiar uma nova atividade que nos está a causar algum receio. É possível, por exemplo, usar o sonho lúcido para ensaiar uma apresentação na universidade. Há exemplos de que o desempenho durante a apresentação real foi incrível. O nervosismo e ansiedade simplesmente deixaram de existir. A investigação demonstrou que os mesmos neurónios ativados durante uma atividade no sonho são ativados quando se faz a atividade na vida real.

  • Equacionar mudanças de vida

Uma conversa sobre mudança de vida com o inconsciente pode provocar respostas muito adequadas e úteis, em certas fases da nossa vida. Perguntas como:. Qual é a profissão mais adequada para mim? Qual é o meu propósito na vida? Como posso superar este estado depressivo? Devo procurar um trabalho noutro local? Esta pessoa está em sintonia comigo e com os meus sentimentos?  As respostas podem surgir espontaneamente durante o dia enquanto se faz uma atividade que nada tem a ver com esse assunto. Isto acontece porque, depois de uma questão formulada, o subconsciente mantém-se a trabalhar nessa questão, de forma inconsciente e dá-nos a resposta quando o processo está elaborado e de forma inesperada. E, geralmente, trata-se de uma resposta convicta que nos alimenta uma certeza profunda.

  • Facilitar a projeção da consciência para o chamado plano astral (“viagem astral”)