Fragâncias que harmonizam e curam

Um aroma, um toque, pensamentos, momentos, sentimentos, movimentos, palavras sussurradas, olhares, silêncios… todos têm um sentido distinto, fragrâncias distintas! Um cheirinho de canela, um aroma de uma rosa, uma brisa de verão, um sorriso doce como um perfume que perdura indefinidamente… (Angie Karan)

Para criar um espaço interior de mais paz e para relaxar a mente, a aromaterapia dá um valioso contributo. Os óleos essenciais são excelentes para relaxar o corpo físico e harmonizar a aura humana. Além disso, estes óleos também são utilizados para aumentar os níveis de consciência, percepção e comunhão com o transcendente.

Aqui estão alguns dos mais populares óleos essenciais para relaxar e elevar a consciência.

Óleo Essencial de Lavanda

Um dos óleos essenciais mais populares usados em aromaterapia, o óleo de lavanda é apreciado pelos seus efeitos calmantes no corpo e na mente. Praticantes de aromaterapia sugerem que inalar o aroma fresco e floral do óleo de lavanda tem um efeito muito sedativo.

 

Óleo Essencial de Limão

Este óleo, rico em linalol, é usado frequentemente para aliviar o stress, melhorar o humor, promover o sono e aliviar os sintomas da depressão.

Óleo Essencial de Semente de Cenoura

Uma substância perfumada doce usada por muito tempo em aromaterapia, o óleo essencial da semente da cenoura, é uma solução natural para o alívio do stress. Respirar a fragrância um tanto terrosa deste óleo essencial pode enviar mensagens para o sistema límbico (uma região cerebral conhecida por influenciar o sistema nervoso) o que, por sua vez, promove um agradável relaxamento.

Óleo Essencial de Neroli

Com um aroma doce e picante e é proveniente das flores da laranja amarga. É usado em aromaterapia e como óleo de massagem. Possui atividade antidepressiva, sedativa, antibacteriana e antiespasmódica.

Este óleo também combina bem com o óleo de lavanda. Usados em conjunto, com um óleo transportador, quer no banho, quer em massagem, podem ser uma valiosa ajuda, após um dia cansativo.

Óleo Essencial de Laranja

O aroma doce do óleo essencial de laranja alivia a ansiedade e promove o bom humor.

Óleo essencial de Rosa

Óleo essencial de rosa pode acalmar o ritmo da respiração e baixar a pressão arterial durante situações stressantes.

Óleo Essencial de Bergamota

A substância que dá a fragrância doce ao chá preto Earl Grey, o óleo essencial de bergamota é amplamente utilizado na aromaterapia. Extraído da casca da bergamota (um citrino), óleo essencial de bergamota ajuda a diminuir o stress r melhorar a boa disposição.

Ylang Ylang Óleo Essencial

O óleo essencial do ylang ylang, muito popular em aromaterapia, pode ser benéfico para as pessoas com a tensão alta, para reduzir o stress e melhorar a saúde, em geral.

Óleo Essencial de Frankincense

Tipicamente extraído da resina da árvore de boswellia, o óleo essencial frankincense alivia a ansiedade. Tem um perfume doce com traços de madeira. Pode ser adicionado a um difusor de aromaterapia. Em combinação com óleos relaxantes como lavanda e rosa, 2 gotas num pano poderão ajudar a acalmar .

Mais informações sobre aromaterapia e óleos essenciais:

    • Ao usar óleos essenciais em massagens ou no banho, tenha em consideração de que se trata de produtos muito concentrados, pelo que deverá usar apenas 1 ou 2 gotas diluídas num outro óleo neutro (chamado transportador) como óleo de jojoba, amêndoa doce ou abacate.
    • Também pode usar um difusor de aroma-terapia ou vaporizador, ou polvilhe algumas gotas do óleo num pano e, em seguida, respire em seu aroma. Neste casos, use também apenas 2 gotas.
    • Nunca ingira gotas de qualquer óleo essencial, mesmo diluído.
    • Evite a utilização de óleos essenciais durante o 1º trimestre de gravidez.
    • Deverá consultar sempre um profissional credenciado para tratar qualquer doença. A utilização de óleos essenciais resulta apenas num benefício complementar.

Neste vídeo, explicam-se conceitos básicos sobre óleos essenciais. Mostra-se como usar um difusor de aromaterapia, como criar um spray natural e como produzir um bom óleo de massagem. (vídeo em inglês).


Saiba mais sobre aromaterapia, forças energéticas das plantas e o contributo que podem dar para a harmonia e bem-estar. Consulte-nos.