Terapia dos Toques Subtis

“Quando a pessoa é tocada com leveza,
tal qual uma borboleta
pousando numa flor,
todo o seu ser é tocado.”

O Ser humano tem boa saúde e sente bem estar quando a energia flui facilmente por todo o corpo. Qualquer emoção, receio, medo, raiva, pequenos distúrbios físicos, por vezes, são amplificados ao ponto de provocar uma interrupção nesse fluxo de energia. Esse bloqueio, se persistir,  tem efeitos negativos no aparecimento de debilidades, dores, mal-estares, agitação..

A Terapia dos Toques Subtis (TTS), na qual se enquadra a denominada “calatonia”, promove uma mobilização rápida e fácil das faculdades de cura, induz o equilíbrio natural, restabelece o circuito de energia do Ser, desencadeia um novo caminho de  harmonia e saúde.

A Terapia dos Toques Subtis é usada para:

  • ajudar a aliviar a ansiedade e o stress
  • ajudar a curar processos inflamatórios
  • melhorar o sistema imunológico
  • gerir e reduzir a dor (por exemplo, na fibromialgia)
  • reduzir a fadiga e dormir melhor

Muitas pessoas relatam que a Terapia dos Toques Subtis as ajuda a sentirem-se mais confiantes, conscientes, calmas e relaxadas.

“Os toques subtis
levam a um estado
alterado de consciência,
que desbloqueia e equilibra
a área psíquica.”

O que acontece durante uma sessão?

Numa primeira consulta, o terapeuta tentará contextualizar o motivo que levou a procurar este tipo de ajuda, assim como informações básicas sobre quaisquer sintomas ou sinais de que se tem apercebido, há quanto tempo os tem e quaisquer outros problemas de saúde que possa ter.

Não precisa tirar a roupa para o tratamento, mas é uma boa ideia usar roupas que permitam que se sente ou deite confortavelmente.  Uma sessão típica de TTS tende a durar cerca de 20 a 40 minutos,  dependendo das situações para as quais está a procurar tratamento. Geralmente seguem-se as seguintes etapas:

Limpeza de pensamentos

Antes de iniciar o tratamento, é conveniente criar uma atmosfera de tranquilidade que permita focar a atenção. Para esse fim, utilizam-se alguns exercícios de respiração, de relaxamento, projeção mental e de enraizamento. Isto ajuda a limpar a mente de pensamentos potencialmente perturbadores e a conseguir um alinhamento energético favorável.

Avaliação energética

O terapeuta manterá as mãos alguns centímetros acima de si, percorrendo lentamente o seu corpo, da cabeça aos pés, para ter uma noção de seu campo energético. O objetivo, é encontrar áreas bloqueadas que, normalmente,  transmitem uma sensação de calor, frio ou ardência. Ao mesmo tempo, faz-se uma opção pelas técnicas que melhor se adequam ao bloqueio encontrado.

Aplicação

Seja qual for a opção de terapia, ela incorpora e vai combinar várias técnicas, desde momentos de absoluta imobilidade, até movimentos rítmicos das mãos. Pode haver uma projeção de palavras e mantras a direcionar a energia positiva para as área pretendidas. A própria respiração do terapeuta joga um papel fundamental. De forma complementar, podem ser usadas frequências sonoras, cristais ou outras formas de energia corpórea ou não-corpórea.

Avaliação e finalização

Depois de alguns minutos, é natural que sinta um aumento na sensação de calma e relaxamento. O terapeuta pode fazer outra avaliação rápida, para verificar se há bloqueios adicionais para tratar, antes de terminar a sessão.

Assim que a sessão terminar, poderá notar sensações como:

  • sensação de corpo “pesado”
  • uma ligeira sobrecarga emocional
  • sede
  • uma sensação de tontura

Este sintomas são transitórios e têm a sua origem na ativação de processos internos  que vão conduzir a uma profunda estabilidade física e emocional.

Quem pode experimentar a Terapia dos Toques Subtis? 

A TTS pode ser aplicada em qualquer pessoa, até mesmo em crianças, e nas mais diversas situações, uma vez que ela proporciona bem-estar e uma paz física e espiritual profunda, entre outros benefícios, como já foi referido.

Referências: A Terapia dos Toques Subtis foi desenvolvida e intensamente empregue pelo Dr. Petho Sándor, no contexto social da 2ª Grande Guerra Mundial. Os resultados obtidos foram notáveis na recuperação, equilíbrio e cura de muitos pacientes.
Bibliografia: Delmanto, Suzana – Toques Sutis, uma experiência de vida com o trabalho de Petho Sándor

Leia também

Cura Prânica

Coaching Espiritual

Reiki: Alinhamento e Terapia da Aura