Kirtan

Com raízes na tradição védica, Kirtan é uma música ou canto de chamada e resposta em que vários cantores recitam ou expressam palavras ou sons de devoção ao poder divino.  Pode incluir dança ou expressão direta de “bhavas” (estados emocionais) pelo cantor para envolver as outras pessoas.

Kirtan faz parte de uma antiga forma de Yoga, conhecida como Bhakti Yoga, ou o Yoga da devoção. Mas no Bhakti redefine-se “devoção”, expandindo o seu sentido para incluir todas as tonalidades das emoções humanas na direção do transcendente.

Nas palavras de um praticante, “Kirtan é como um barco que transporta o amor, a saudade, a união, a separação, a luxúria, o desespero, a tristeza, a raiva ,o ódio, o êxtase e a união. Alimentado pela força destas emoções, canta-se para uma outra margem. Na luz, na escuridão, no desespero, na alegria volta-se os corações em direcção ao Transcendente, que está mais perto de nós do que a nossa própria respiração. Kirtan é o alimento para o espírito, um barco  salva-vidas feita de música e sons especiais.”

Ragani – Ganapati
Gan Gan Ganapati Namo Namaste
Namo Namaste Namo Namaste

Ragani – Jaya Ganesha
Jaya Ganesha Jaya Jaya Gananatha

Ragani  no Youtube (Ganapati)

Ouvir é bom… cantar é ainda melhor!!!

Cante com Ragani esta melodia. Ela dá-lhe o tom, a letra e o ritmo.
Aceite o desafio e divirta-se!

espiral

Baba Nam Kevalam

Baba Nam Kevalam é um mantra em sanskrito cuja sonoridade vocal produz uma vibração capaz de elevar o estado emocional, curar e criar um campo de harmonia. Baba Nam Kevalam poderia ser traduzido como “o amor está aqui e envolve tudo”.

espiral