Coincidências que nos fazem pensar!
Quando falamos em sincronicidade ou coincidências significativas, estamos a falar de coisas que não seria suposto acontecerem e que sucedem sem uma aparente explicação. Além disso, não é apenas a falta de explicação, mas também o efeito emocional que esse acontecimento desencadeia, uma espécie de “flash”, um pensamento forte e revelador, a que damos o nome de “insight”.
A principal característica destas coincidências estranhas: estas sincronicidades, para além de não terem uma explicação lógica, “mexem” imediatamente com a nossa parte emocional porque sentimos que há ali um “sinal”, um motivo que naquele momento talvez ainda não seja bem claro.
Esses acontecimentos síncronos podem nos mostrar que o universo está em sintonia connosco, está a escutar-nos. Aprender a prestar atenção a tudo o que ocorre diariamente à nossa volta pode ser uma maneira de nos tornarmos mais conscientes e entendermos que tudo o que acontece nas nossas vidas tem um motivo – mesmo quando essa causa não é imediatamente clara.
Devemos entender que as coisas têm encadeamentos lentos, como um tecido cujas linhas de diversas cores se vão entrelaçando e formando padrões. A vida concede-nos tempo para perceber e refletir sobre os padrões que se vão formando nas nossas vidas. Apenas temos que estar muito atentos!
Mesmo os eventos que, ao princípio, não parecem estar relacionados entre si, são indicadores com os quais o Universo está a trabalhar. Essa ideia de sincronicidade aponta para uma outra dimensão da vida: há mais nas nossas vidas do que aquilo que experimentamos ao nível físico. Há algo mais, que temos dificuldade de perceber, à primeira vista ou que nem sempre é fácil de explicar, mas que nos convida a confiar.
Ser aberto à sincronicidade também significa que temos que entender que as nossas vidas são preenchidas tanto com eventos positivos como negativos. Cabe-nos a nós estar atentos e reconhecer que todos podem ser úteis, conter uma mensagem que faça evoluir a nossa vida.
Naturalmente que não precisamos de estar a ver sincronicidades em tudo o que acontece na nossa vida, basta ter uma atitude consciente e atenta sobre a forma como o universo nos guias. Essa perceção profunda sobre os mistérios do universo e a interconectividade presente em tudo o que acontece ajuda-nos a sentir o nosso propósito de vida e torna mais fácil trabalhar de forma consciente a nossa evolução espiritual.