Tenha sempre presente as coisas boas que tem ao seu dispor

 

Quando os tempos são difíceis, quando nos sentimos infelizes, frustrados, tristes…. Quando nem o colorido de um dia luminoso é capaz de nos animar – e cá dentro de nós persiste uma neblina acizentada, que até há pessoas que gostam de cultivar –  é bom parar para refletir apenas 2 minutos.

Responda: ontem à noite adormeceu cheio de fome? Foi obrigado a dormir fora de casa? Vestiu a roupa que usa há dias sem conta ou teve a possibilidade de escolher uma roupa bonita e adequada? Quando se levantou de manhã, andou com os seus pés? Teve acesso a água potável? Tem Internet? Cuidados médicos, se necessário? Olha pela janela e consegue observar e ver a vida que se passa lá fora? E tantas outras coisas…

E tudo lhe parece “automático”. Rotineiro e sem valor. É claro que tudo isto, só por si, não faz uma pessoa mais feliz. Mas a consciência e o valor que atribuímos ao que temos é, certamente, uma contribuição muito válida para sentirmos que podemos fazer do dia de hoje um dia diferente para nós e para os que nos rodeiam. Porque hoje temos estas coisas todas…

Manuel Ferreira